Uma empresa alcança o sucesso quando é bem administrada em todas as suas áreas. E zelar pela relação empregador/empregado é um dos pontos mais importantes, pois são os funcionários que mantêm e elevam a qualidade dos serviços de uma empresa. Portanto, manter as obrigações trabalhistas em dia, agindo de forma correta, é fundamental para uma relação saudável e duradoura entre as partes.

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), quando uma empresa atinge a quantidade de 10 funcionários, torna-se obrigatória a implantação de um sistema de controle de ponto, seja esse manual, mecânico ou eletrônico. Isso serve para que os direitos da empresa e do funcionário sejam preservados, respeitados e atendidos.

A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE CONTROLE DE PONTO

O controle do horário de trabalho dentro do ambiente de trabalho é muito importante, pois é com base nele que a empresa irá se preservar quanto ao pagamento de horas extras e desconto de atrasos e faltas dos seus funcionários.

Com esse controle, a empresa se resguardará de possíveis ações trabalhistas e da má fé que alguns funcionários possam ter ao pleitear horas extras inexistentes ou incorretas.

Algumas empresas adotam o sistema de ponto manual (caderno ou cartão), no qual o funcionário aponta a próprio punho seu horário de entrada, saída para o almoço, retorno do almoço e saída do trabalho. Embora seja a forma mais antiga e usual de se controlar o horário de trabalho dos funcionários, existem muitos riscos ao optar por esse tipo de controle, e alguns deles são:

– Preenchimento incorreto do funcionário: O funcionário preencher erroneamente o horário de entrada ou saída, principalmente em empresas grandes, onde não existe controle direto em relação a isso;

– Um funcionário preencher pelo outro: O “favor” de preencher o cartão por outro funcionário caracteriza fraude e pode acarretar até dispensa por justa causa;

– Preenchimento com rasuras: Riscar ou tentar consertar o horário pode levar a empresa à perda de eventual ação trabalhista, visto que o juiz pode anular a validade do cartão.

– Falta de praticidade no fechamento da folha de pagamento: É preciso fazer um levantamento e um controle rígido das horas para não haver erros.

– Preenchimento idêntico todos os dias: Outro caso que pode levar a empresa a perder eventuais ações trabalhistas, pois o funcionário nunca entra todos os dias pontualmente no mesmo horário, sempre oscila em 1 ou 2 minutos que seja, e preencher todo os dias em “horário britânico” pode caracterizar fraude.

BENEFÍCIOS QUE UM RELÓGIO DE PONTO TRAZ PARA A EMPRESA

Adquirir um relógio de ponto para a empresa traz praticidade e segurança, pois automatiza o controle de horário dos funcionários, facilitando o fechamento da folha de pagamento e diminuindo o risco de fraudes.

Alguns sistemas avançados que trazem ainda mais segurança são os que fazem a leitura da digital do funcionário, e outros mostram até suas fotos.

O importante é manter sempre a transparência nas relações trabalhistas, fazendo o que é correto, buscando sistemas que tragam inovação e mais segurança, para evitar problemas desnecessários.