A contabilidade tem como principal objetivo o conhecimento da transformação do conjunto de bens, direitos e deveres que constituem o patrimônio de uma instituição.

No entanto, muitos proprietários de negócios não têm ciência sobre qual é a importância de uma boa contabilidade para pequenas e médias empresas. Diferente do que muitos acreditam, os profissionais da área contábil não são responsáveis apenas pelo setor fiscal. Eles também auxiliam o administrador na tomada de resoluções, contribuindo desta forma na evolução dos negócios.

Como tanto as médias quanto as pequenas empresas correspondem à maior parte do número de empreendimentos existentes no Brasil, a área da contabilidade vem se esforçando nos últimos anos, para tentar desmitificar o conceito de que a classe contábil é útil apenas pelo suporte do pagamento de tributos.

A resistência por parte dos empreendedores:

Até quando os empreendedores vão buscar contabilidade “barata” ao invés de eficiente e confiável?

Mesmo com todo o empenho da ciência contábil, a maioria dos empreendedores de pequenas e médias companhias ainda faz pouco uso da área para administrar os negócios. Pode se tratar de uma opção por parte destes empreendedores, no entanto, estas empresas devem saber que a manutenção da escrituração contábil é necessária, pois eles podem, futuramente, vir a precisar dela.

Principais pontos onde a contabilidade se faz necessária em uma empresa:

A seguir, descubra qual a importância de uma boa contabilidade para empresas pequenas e médias:

1. Administração das finanças: Um equívoco cometido por várias empresas está em mesclar as finanças da associação com as finanças pessoais. Esta prática deve ser evitada, pois cria uma espécie de furo no departamento financeiro da companhia.

Por esta razão, a importância de uma boa contabilidade para pequenas e médias empresas: A ciência possibilita a divisão entre as finanças, através da sistematização e do controle dos recursos acessíveis.

2. Balanço da empresa: Todo empreendimento deve ser administrado com um bom controle financeiro. Isso porque todas as transações que originam receitas e custos precisam ser fiscalizadas de perto, para que seja realizado um balanço sobre o estado financeiro da empresa, através de um setor de contabilidade.

O escritório de contabilidade também faz o levantamento de dados relacionados à condição patrimonial, aos lucros e prejuízos do seu empreendimento.

3. Desenvolvimento de relatórios gerenciais: A contabilidade também oferece aos pequenos e médios empreendimentos relatórios sobre seus dados fiscais, econômicos e patrimoniais. Este relatório se faz altamente importante, para que se possam tomar decisões bem-sucedidas e evitar falhas na gerência da empresa.

4. Crescimento de resultados: Através de um estudo contábil, pode-se apurar a atual condição financeira da companhia, se ela tem alguma espécie de advertência ligada ao fisco e, com base nestas informações, admitir uma maior gestão e o crescimento de resultados.

O real valor da contabilidade nos dias de hoje

Uma boa contabilidade ajuda no controle financeiro da empresa.

Atualmente, a contabilidade não é mais uma área que é incorporada somente quando a companhia necessita prestar a declaração de impostos. A autoridade da ciência se faz para que o seu negócio fique sempre estruturado e possa evoluir, mantendo-se financeiramente saudável.

Se você ficou com alguma dúvida a respeito da atuação do setor contábil em pequenas e médias empresas, entre em contato conosco que nós esclareceremos todas as suas dúvidas.